sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Em defesa dos marqueteiros




Está na moda, principalmente entre os comentaristas da mídia, satanizar os assessores de comunicação de políticos, apelidando-os genericamente de "marqueteiros", como se isso fosse um palavrão.

Quando bem sucedidos, são considerados gênios, ora do mal ou ora do bem, conforme a inclinação do jornalista, e acusados dos seguintes pecados: 1) fazem o candidato parecer ser o santo que não é; 2) fazem o adversário parecer ser o demônio que não é; 3) ou vice-versa. Em qualquer dos casos são embusteiros que ajudam os políticos a enganar eleitores, esses pobrezinhos desinformados.

Vejamos um caso recente. O comentarista Josias de Souza, em seu blog, horroriza-se com as eleições atuais, que segundo ele passarão para a história como o ano em que "a política ingressou de vez na Idade Mídia, tornando-se um mero ramo da publicidade". O motivo seriam as maquinações maquiavélicas do jornalista João Santana, do PT, contra a "pobre" Marina e o "pobre" Aécio, a favor da "poderosa" Dilma.

Nas palavras dele:

"O Datafolha mais recente, divulgado na noite desta segunda-feira (20), reforça a sensação de que o principal fenômeno político da atual sucessão presidencial tem sido, até o momento, o triunfo da ideologia da desconstrução. Depois de triturar Marina Silva, expurgando-a do segundo turno, a usina de demolição em que se converteu o comitê de Dilma Rousseff passa no moedor a imagem de Aécio Neves."

O caso Marina


Ora, é óbvio que Marina Doida da Silva triturou a si própria. Ou foi o João Santana que mudou o programa de sua sigla de aluguel na parte sobre os LGBTs depois de três tuitadas de um pastor de merda? Foi o João Santana que exigiu que o Aécio prometesse não se reeleger e depois desexigiu? Foio marqueteiro que exigiu um "aceno" para o MST e depois esqueceu? Foi o João Santana que chamou o Aécio de velha política e de repente passou a considerá-lo "nova política" em troca de alguns vagos adjetivos incluídos no programa? Foi o assessor do PT quem articulou a aliança com o agronegócio via o vice da Marina?

O caso Aécio


Daí tem o Aécio. Foi o João Santana quem construiu o aeroporto de Cláudio? Quem recusou-se a se submeter ao bafômetro? Foi o João Santana quem promoveu baladas à la Collor de Mello? Quem fez as merdas em Minas, que resultaram na derrota do partido do Aécio no seu Estado tão "perfeito"? Quem fez as privatizações mais criminosas da história? Foi ele quem inventou o sistema mensalão, em Minas?
Josias de Souza acha que isso é "demolir a imagem de Aécio Neves" e que isso é uma novidade em política.

O caso Dilma


Agora vamos à Dilma: por acaso foram os marqueteiros do PSDB que organizaram o mensalão do PT? Foram eles quem fizeram a lambança na Petrobras (que foi citada umas mil vezes pelo Aécio)? Não foram. Quem fez as cagadas foi o PT. A diferença é que, com exceção do escândalo da Petrobrás (baseado na reportagem da Veja, por sua vez baseada numa delação premiada), todo o resto citado aqui foi fartamente documentado. Pessoalmente, acredito que toda a lama da Petrobras será comprovada, embora ainda não tenha sido, mas tanto faz.

O que me importa neste texto é o seguinte: assessores de comunicação não criam fatos. Apenas organizam discursos.

Só isso, nada mais. Quem "desconstrói" biografias é o próprio biografado.

E isso é mais velho que a fome. No tempo dos gregos se chamava Retórica.

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