sábado, 16 de abril de 2016

O que o PT fez com o PT

O PT renunciou ao PT em julho de 2002, quando divulgou a Carta aos Brasileiros, na verdade a Carta aos Banqueiros. Depois disso, foi eleito.

Essa carta, feliz ou infelizmente, foi escrita por dois amigos meus, um dos quais, raivoso, me bloqueou.

O PT, quando nasceu (1978), era uma espécie de nova opção entre as ditaduras latino-americanas e os cartéis dos EUA que sempre dominaram e dominarão tudo tudo tudo, de um lado, e a burocracia soviética, aquele pesadelo no qual um sonho lindo de 1917 se tornou.

Portanto, realmente não me comove que o PT perca o poder hoje para uma escumalha podre de que deveria ter se livrado antes mesmo de chegar ao poder.

A pergunta que eu faço ao PT é a seguinte: vocês se livram da podridão do PMDB, do mau cheiro do PP, do PSB, do PR e em vez de comemorar choram? Isso é razoável de se esperar do PSDB, mas... de vocês?... Quem são vocês afinal??

A pergunta que não quer calar:

- VOCÊS SE LIVRAM DA ESCUMALHA PODRE E CHORAM EM VEZ DE COMEMORAR? QUEM SÃO VOCÊS AFINAL?

Vocês são o que sempre foram desde julho de 2002: parte do projeto Delfim. Esmola para os superpobres, super-lucro para os super-ricos e uma megablaster popularidade de um líder carismático, um misto de Padim Ciço com Antônio Conselheiro e Getúlio Vargas, desde que se mantenha o Padim Ciço sangrando e sozinho, todos os seus cumpanhêrus na Papuda ou em Curitiba. Quem me contou que havia um "Projeto Delfim" foi um dos meus inteligentes amigos de direita. O plano era fundir o PT e o PSDB e fundar algo tipo o PRI mexicano e governar por 70 anos. Não deu certo, pois as vaidades das meninas do PSDB jamais suportaram submeter-se ao único personagem capaz de anestesiar os movimentos sociais: Lula.

O Itaú-Unibanco teve lucro líquido de 23,5 bilhões em 2015. O Bradesco, 17,5 bilhões. O bolsa-família custou 24 bilhões. O bolsa-família tirou 40 milhões de brasileiros da fome.

Lula, em 1979, tinha uma alergia terrível aos estudantes, principalmente os organizados em tendências marxistas ou oriundi, Curiosamente, foi com esses militantes que montou sua base e seu governo. Dos sindicatos, trouxe apenas os tesoureiros. Os outros líderes sindicais, jogou ao mar. Dos "estudantes", tipo José Dirceu e Palocci, trouxe a militância severa, obediente e maluca, mas também jogou ao mar.

Lula fez a sua parte no Plano Delfim: anestesiou os movimentos sociais, e só ele seria capaz disso. Durante seus governos (incluindo os anos da poste-Dilma), não houve rebeliões. Mas anestesiou a tal ponto que não consegue tirá-los do coma para salvá-lo. Bem feito.

O resto está aí nos noticiários. Lula sangrando e sozinho, desta vez inútil, pois não consegue mais eleger postes. Sua sede de corrupção é sabida há décadas. É praticada há décadas e não só por ele. Paulo Francis foi assassinado por Fernando Henrique Cardoso (então dono da Petrobras) quando disse que a maior estatal brasileira era fonte de corrupção.

O PT vai passar para a história dos coxinhas como o partido mais corrupto do mundo, o que obviamente é uma mentira uma vez que a corrupção é sistêmica desde Adão e Eva. Mas merece.

Quem vende a alma pro diabo não tem direito de reclamar.


Nenhum comentário: